Desde as primeiras civilizações, a natureza tem sido um pilar fundamental para servir de habitat natural para a humanidade, fornecendo abrigo, alimento e medicamentos. Nos tempos modernos, as revoluções industriais e tecnológicas tomaram conta da paisagem, remodelando a forma como os seres humanos interagem com a natureza. No entanto, hoje, devido aos desenvolvimentos que vivemos como sociedade, é necessário focar na criação de cidades e espaços que integrem a natureza à vida cotidiana.
Uma das tendências que está ganhando força no mundo da arquitetura e dos interiores é o "design biofílico", o termo 'biofilia' traduzido como "o amor pelas coisas vivas" em grego antigo (philia = amor a / inclinação para). A biofilia foi usada pela primeira vez pelo psicólogo Erich Fromm em 1964, para logo ser popularizada nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, que detectou como a urbanização estava começando a promover uma forte desconexão com a natureza.
O objetivo deste princípio é conectar o ser humano com a natureza a fim de melhorar seu bem-estar. Isto é possível através da integração da natureza nos espaços. No México é muito comum integrar pátios dentro de casas ou apartamentos, pois trata-se de uma forma de trazer o sol e a chuva para dentro de casa, de abrir a chance para outras trajetórias e coexistência que não acontecem inteiramente em espaços internos. Entretanto, quando se trata de habitações coletivas como lofts ou apartamentos, outros elementos como varandas e terraços se fazem presentes, o que pode servir para incorporar o mundo natural a seus espaços. É por isso que apresentamos uma seleção de apartamentos que procuram se conectar com estes princípios para oferecer uma maior qualidade de vida a seus usuários, alguns deles se concentram em seus próprios interiores e outros procuram integrar terraços e outros elementos aos espaços comuns de seus conjuntos. Continue a leitura para conhecer a lista completa.
(Fonte: Arch Daily)